Bem pessoal, essas são idéias antigas que eu tenho e são muito difíceis de serem aplicadas porque dão trabalho e requerem organização. Em todo caso, acho que são muito válidas e poderiam muito contribuir para a organização do clan. Queria postar elas aqui e receber algum tipo de feedback de vocês; Se vocês acham que ficaria legal, prós e contras, etc. Sem mais delongas, vamos lá.
1) Sub-Líderes/Conselho
- A idéia aqui é descentralizar a liderança do clan, substituindo um líder por um grupo de lideres. Descentralizando a liderança do clan também está se descentralizando a responsabilidade, isto é tirando a cobrança de um único só jogador e a repartindo entre vários jogadores. Isto pode fazer com que o clan funcione de forma mais rápida e ágil, uma vez que todas as decisões não dependem mais de apenas uma pessoa logar, ou estar disponível. Os integrantes do conselho poderiam combinar entre si as atribuições de cada um de forma a não ficar pesado a ninguém, e mesmo revezarem horários com o objetivo de nunca ter um vácuo de liderança no clan.
Prós:
Líder desafogado de muita cobrança
Agilidade nas decisões da liderança
Contras:
Desinformação
Atritos
2) Listas de Craft-in-Waiting.
- Este é um termo muito usado em clans estrangeiros. Craft-in-Waiting, traduzindo para o português seria algo como ''espera para craft''. Esta iniciativa consiste basicamente de construirmos uma lista de prioridades com nomes de membros pré-aprovados pelo líder/líderes/conselho para craftar Sets ou armas A, utilizando recursos do clan. Claro, para um membro entrar nessa lista ele deve ser ativo, participar do clan, ser confiável e receber o aval de todos os membros da liderança. Sendo isso feito, teríamos que estipular critérios de prioridade. Quem equipar primeiro? Os suportes? Os levels mais altos?
Prós:
Agilidade no Equipamento dos membros (se todos os membros depositarem seus materias básicos)
Aumento da Coesão dos membros
De certa ''forçaria'' um jogador a interagir com o clan para entrar na lista e conseguir seus equips A
Cria (supostamente) um senso de unidade e gratidão nos membros beneficiados
Contras:
Sistema suscetível contra golpistas que podem se mostrar confiáveis, receber o set A e dar /leave
Aumento de cobrança e carga de trabalho para a liderança.
3) Parties fixas para Mass PvP
- Esta é uma idéia muito antiga, e presente em clans grandes, como o Enmity do nosso server. A idéia aqui é estipular ''esquadrões'' fixos de combate para ações de PvP em massa.
Prós:
Parties para PvP aumentam sua eficiência porque seriam sempre balançeadas, contendo 1 tank por party, suportes e DDs. Não há risco de parties desbalanceadas porque as classes e membros já seriam fixos.
Aumento de entrosamento entre membros do mesmo esquadrão, um ja conhecendo a estratégia do outro em diferentes cenários de PvP.
Aumento da Coesão dos membros
Contras:
Jogadores podem se tornar muito dependentes do estilo de PvP do seu esquadrão e assim se ''desacostumar'' com outras situações de PvP.
Sistema muito dependente de membros específicos logarem para o PvP, pois se um dos membros do ''esquadrão'' não comparece pode prejudicar o desempenho do grupo como um todo.
Me digam o que acharam! Devemos adotar alguma destas medidas acima? Ou todas?
Beijundas,
Alewar.